Ambientes laboratoriais (desenvolvimento institucional)

Superintendência de Infraestrutura

Sobre o projeto:


Nos últimos anos, a UFRN vem desenvolvendo ações estruturantes para avançar na busca da qualidade, com o desenvolvimento da ciência, inovação tecnológica, inclusão social e o fortalecimento da interação com a sociedade e governos. Essas iniciativas criam cenários academicamente estruturantes, envolvem a interação entre as grandes áreas do conhecimento e abrem inúmeras possibilidades de atuação futura.
O Plano de Desenvolvimento Institucional ­– PDI 2010-2019 da UFRN, documento estratégico que define os rumos da instituição universitária no que tange ao seu desenvolvimento e planejamento, no intuito de ampliar o suporte às atividades de ensino e da pesquisa prevê a ampliação da estrutura física da UFRN.
O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), enquanto instrumento de planejamento previsto no PDI, determina os fins e os meios da ação pedagógica da universidade. O PPI é resultado de reflexos e decisões politicas, administrativas e legais e estabelece as estratégias de antecipação das ações acadêmicas a construir uma realidade futura da UFRN. Como tal é portador de prioridades que se estabelecem na característica da Instituição, nas exigências e nas possibilidades abertas pelo contexto e seu tempo.
A UFRN procura garantir, através do PPI, o redimensionamento de suas ações acadêmico-administrativas, adotando paradigmas da contemporaneidade e respeitando a importância do trabalho construído ao longo de sua história. Nesse sentido, dentro da Política de Ensino de Graduação e Pós-graduação, para enfrentar os novos desafios, a UFRN deve realizar, entre vários objetivos, a criação de espaços diversificados de formação, possibilitando o desenvolvimento de atividades práticas, no intuito de favorecer a integração à realidade social e, ainda, a melhoria e modernização da infraestrutura dos ambientes de ensino e pesquisa, com a garantia do compartilhamento de laboratórios e equipamentos, na logica de multiusuários.
A realização do eixo da Política de Pesquisa, contida no PDI 2010-2019, se dará através da ampliação do número de grupos de pesquisa, projetos e bolsistas de produtividade, com a expansão da infraestrutura e a aquisição de equipamentos de laboratórios multiusuários no Campus Central e Campi Regionais.
Há uma reflexão a ser feita em função do papel de uma grande universidade em inserir bons profissionais no mercado trabalho, representando um constante e crescente desafio, já que a competitividade e as inúmeras exigências do mundo profissional requerem muito empenho. Dessa forma, no cumprimento da missão e dos objetivos institucionais da UFRN, como uma universidade pública em constante expansão e consolidação, que alcança patamares crescentes de excelência acadêmica, merece destaque o seu comprometimento com a implementação e melhoria dos ambientes laboratoriais acadêmicos, nos quais se dá o aperfeiçoamento teórico, por meio de experiências, observações e atividades práticas.
Essa melhoria dos ambientes laboratoriais acadêmicos está prevista através dos Programas Estratégicos do PDI 2010-2019, o qual menciona diversos programas e parcerias criados, com essa finalidade. Dentre eles, vários apresentam obras laboratoriais, como por exemplo, aquelas constantes do Plano de Reestruturação e Expansão da UFRN – REUNI, Instituto do Cérebro, Instituto Internacional de Física, Metrópole Digital, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, Núcleo de Petróleo e Energias Renováveis, Instituto de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas – Ágora, Secretaria de Educação a Distância – SEDIS, Instituto de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte, entre outros.
Nesse contexto, a SIN - Superintendência de Infraestrutura, enquanto responsável pela viabilidade executiva de ações dessa natureza, incluindo, entre outros, o planejamento, coordenação, organização, execução e avaliação das atividades de infraestrutura, com base no plano de Desenvolvimento Institucional e no Plano de Gestão, pretende, com o presente projeto de “Desenvolvimento Institucional”, dar suporte à elaboração de projetos, análises e demais documentos técnicos necessários ao desenvolvimento de obras laboratoriais no âmbito da UFRN, nas dimensões do ensino e da pesquisa.
Em termos estimativos de demandas de obras, serviços de engenharia e meio ambiente, apenas no ano de 2014, a Superintendência de Infraestrutura recepcionou mais de 7.300 (sete mil e trezentas) requisições, conforme registra o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC. Além dessas demandas, a SIN instruiu mais de 200 (duzentos) processos para projetos de arquitetura, outros 300 (trezentos) com projetos de engenharia, elaborou aproximadamente 250 (duzentos e cinquenta) orçamentos, 100 (cem) projetos básicos, e emitiu 1.195 (hum mil, cento e noventa e cinco) pareceres técnicos, referente às obras e serviços de engenharia gerenciados por esta unidade.
Essa demanda, embora possa ter caráter transitório, dada a atual conjuntura de crescimento da universidade, impulsiona, em razão do enfoque delineado pelo presente projeto de “Desenvolvimento Institucional”, o aprimoramento do desafio constante pela implementação de uma nova estrutura de governança, pautada na otimização da eficiência e eficácia das atividades, sob o olhar crítico do diagnóstico real das condições atuais dos laboratórios oferecidos pela Instituição e o que pode ser feito para a melhoria desses espaços existentes, bem como da implementação de novos ambientes que proporcionem o ensino e a pesquisa à comunidade acadêmica.
Assim, inserido neste contexto de expansão, aliada à responsabilidade Institucional em manter a qualidade das suas instalações físicas laboratoriais, compreendemos que, em face dos indicadores que estarão sendo observados ao longo do presente projeto que será executado em parceria entre a UFRN e a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura - FUNPEC, teremos reflexo direto sobre a qualidade acadêmica oferecida pela Instituição, já que em decorrência da sua execução, a UFRN poderá assegurar aos alunos uma formação de qualidade, aos professores/pesquisadores, um ambiente propício ao desenvolvimento de suas pesquisas e ações, e à sociedade, enquanto principal beneficiária da qualidade acadêmica, a fruição direta e/ou indireta desses espaços.  
Portanto, a execução do presente projeto de “Desenvolvimento Institucional" trará benefícios para a melhoria significativa do ensino e da pesquisa, uma vez que além de promover uma clara eficiência na gestão de demandas de natureza laboratorial, os dados levantados pela equipe técnica multidisciplinar do projeto servirão de subsídio para a tomada de decisões pela administração central da UFRN.



INFRA - Superintendência de Infraestrutura
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Informações: (84) 3342-2399